Isto sim é importante!


Shopping de São João da Madeira retira estacionamento reservado a mulheres na sequência de queixa do BE.
O shopping 8.ª Avenida, em São João da Madeira, propriedade da Sonae Sierra, vai retirar os quatro lugares de estacionamento reservados a mulheres, pintados de cor-de-rosa e maiores do que os restantes, localizados à entrada do estacionamento subterrâneo. “Tendo em conta as diferentes opiniões, iremos proceder à sua alteração”, revela o director do shopping, José Duarte, escusando-se a prestar mais declarações.A direcção do centro comercial recebeu uma carta da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) que classifica de “discriminatória” a “reserva de lugares de estacionamento para veículos conduzidos só por mulheres”, considerando que esta atitude “se revela atentatória da promoção de uma efectiva igualdade entre homens e mulheres e dos direitos da pessoa humana”.

Esta é a resposta à queixa que o Bloco de Esquerda (BE) de São João da Madeira apresentou em Novembro do ano passado. O BE alertava para a situação, que considerava “perpetuar estereótipos de género que se revelam negativos para as mulheres e atrasam o direito à igualdade do género”. A CIG recebeu o protesto, que “partilha e subscreve”, e garante que estes lugares têm “subjacente o estereótipo de género de que as mulheres são menos capazes, também a conduzir e a estacionar, subalternizando-se desta forma as mulheres e as suas capacidades e interesses”. “Queremos duas coisas: que se resolva a situação e que tanto a Sonae Sierra como a câmara municipal, que licenciou a obra, se retractem publicamente”, diz o BE.


Público


Acho deplorável que se retire os estacionamentos reservados às mulheres. Era uma forma de protecção dos demais utentes do estacionamento e da própria infraestrutura do centro, várias vezes castigada por embates nos pilares. À conta disto vai afectar-se a segurança dos demais só porque não se admite a menor capacidade de um género em operar maquinaria com mais botões que um fogão.
Deve ter sido o lobby das oficinas bate-chapas…


Agora a sério...


Isto sim, é que são assuntos verdadeiramente importantes para o País! Imagine-se se os lugares estivessem reservados para associadas(os) da ILGA. Haveria lugar a reclamação?
Pin It

1 comentários:

Anónimo disse...

Artur existe um pequeno equivoco nesta noticia.
O estacionamento côr de rosa foi retirado porque os adeptos do Benfica estavam sempre lá a estacionar. EH EH EH.