Confirmada a morte de Francisco Matias.


Infelizmente as notícias de hoje são as mais dramáticas.

Francisco Matias, elemento do Grupo de Forcados de Portalegre foi violentamente colhido por uma vaca, durante o treino do grupo no fim-de-semana, em Arronches, e acabou ontem por falecer em consequência do traumatismo craniano sofrido no acidente. Esta é a segunda morte no grupo, depois de Pedro Belacorça ter sido vítima de uma bandarilha no Campo Pequeno, em 1998.

No sábado, Francisco Matias, de 25 anos e bombeiro em Nisa, ensaiava uma pega conhecida por ‘sorte de gaiola’ (pega à saída dos curros) quando foi atingido pelo corno de uma vaca e projectado contra a parede da praça. O ‘forcado de cara’, que vestia a farda do grupo há três anos, terá ainda sido pisado pelo animal antes de socorrido e transportado para o Hospital de Portalegre. Francisco foi evacuado pelo helicóptero do INEM para o Hospital de São José, em Lisboa, mas acabou por falecer.

Em Portalegre, os aficcionados e colegas do grupo – que este ano comemora 40 anos – mostravam ontem um profundo pesar pela morte do jovem, natural de Tolosa, Nisa. "O que se viu no hospital, com a presença solidária de forcados de todo o País, não se vê noutras actividades",frisou Lourenço Mourato, antigo forcado do grupo e autor de ‘Três Tercios’, programa tauromáquico da Rádio Portalegre – o mais antigo do País.

Francisco Matias é o sexto forcado a morrer nas praças de toiros portuguesas, nas últimas duas décadas.

Ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre e a toda a família do malogrado jovem Francisco Matias, o Porto da Espada expressa os seus sentimentos.

Pin It

11 comentários:

Anónimo disse...

Primo,esta arte era o teu sonho, infelizmente acabou por ser pesadelo. É com muita tristeza que te vimos partir. Descansa em Paz.

Anónimo disse...

A Todos os Familiares e Amigos, bem como ao Grupo de Forcados A. Portalegre envio-lhe desde Montreal-Canada os meus sentidos pesâmes pelo falecimento deste Jovem Francisco Matias. Na qualidade de Grande aficionado transmito o meu profundo sentimento de pena e saudade da Aficion do CANADA. Que DEUS reparta a Sorte para todos e que guarde a sua Alma no Reino Divino.PAZ à sua ALMA.

NB; sei o quanto muitos sofrem neste momento por esta perda. Eu Envei para Rádio Portalegre e-mails, bem como para junta Freguesia de Tolosa e ANForcados a expressar e desejar que a mensagem chegue ao Grupo FP e aos seus familiares.

Anónimo disse...

Os meus sentimentos à Família e aos Amigos (GFA Portalegre) Um Forte Abraço para a família que neste momento precisam.

De: Fábio (Russo)Vila Verde de Ficalho - Serpa

Anónimo disse...

A todos os familiares e amigos e tambem ao GFA de Portalegre é
com mta tristeza de deixo os meus sentimentos. Um forte abraço para todos os pertensentes neste momento dificil da sua vida

Anónimo disse...

A todos os familiares e amigos e ao grupo de forcados Amadores de Portalegre,os meus sentimentos,infelizmente a vida é injusta.

Descansa em Paz.

Anónimo disse...

era o que ele gostava de fazer mas foi pena ter acabado desta maneira,uma pesssoa como ele nao merecia isto,mas a vida prega-nos partidas destas..O Francisco era uma pessoa impecavel..gostaria de dar os meus sentimentos a todos os familiares, aos forcados e amigos do Francisco sei que ele tem muitos amigos..

CratoSempre disse...

Embora não sendo aficionado respeito aqueles que gostam da tauromaquia. Quero enviar os sentimentos para a família do jovem o ao Grupo de Forcados a que pertencia. Mais uma partida que é pregada a um jovem na flor da idade e sem grandes justificações. Descansa em paz

Administrador do Blog dos verdadeiros adeptos do FC Crato

http://fccrato.blogspot.com

Bancada Central disse...

Gostaria de apresentar as minhas condolências à familia do malogrado Francisco, em meu nome e em nome do Blog do Futebol Clube do Crato (http://fccrato.blogspot.com)

É com profundo pesar que lamentamos a morte do jovem Francisco, infelizmente aquilo que mais gostava ceifou-lhe a vida.

Gonçalo Lourenço (bancada central)
Administrador do blog do FC Crato.

Anónimo disse...

Os meus sentimentos,infelizmente a vida foi injusta com este jovem forcado.

Emílio

Anónimo disse...

O corpo do malogrado forcado Francisco Matias é traslalado ao princípio da tarde de amanhã do Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, para a Igreja de Tolosa (Nisa), onde se efectuará o velório.
O enterro será na próxima quinta-feira, após missa de corpo presente, às dez da manhã, para o cemitério de Tolosa, onde o desditoso pegador de toiros nascera há 25 anos

Anónimo disse...

é com muita tristeza que te vemos ir embora. iras ficar para sempre na lembrança de todos nos..
os meus pesemos a familia namorada colegas de trabalho e aos forcados de portalegre..